Notícias

TEAF, Pequena Companhia, Teatro, Espetáculo, Oficina 29/03/2018 18:32

COMPANHIA DE TEATRO DO MARANHÃO VISITA TEAF COM ESPETÁCULO E OFICINA

O Teatro Experimental de Alta Floresta recebe no início do mês de abril a Pequena Companhia de Teatro, sediada em São Luiz-MA, que apresentará o espetáculo “Velhos Caem do Céu como Canivetes” nos dias 5, 6 e 7 de abril às 19h30 no Espaço Cultural TEAF. A programação é parte da circulação da companhia, selecionada no Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2017/2018. As apresentações são gratuitas e os ingressos serão distribuídos uma hora antes do início do espetáculo. As apresentações contarão com tradução simultânea em Libras e audiodescrição. Após, haverá debate com o público para estimular a experiência, levantar questionamentos, discussões e análises da encenação.

O espetáculo

O espetáculo “Velhos caem do céu como canivetes” apresenta uma dramaturgia que aborda a dificuldade humana em lidar com as diferenças, utilizando em seu escopo, temas como miséria, exílio e fé. O ponto de partida para essa dramaturgia é o conto de Gabriel García Márquez, “Un Señor muy Viejo con unas Alas Enormes”. A narrativa apresenta duas personagens em permanente exercício dialético.

Um ser alado que cai no quintal de um ser humano. É a partir dessa premissa que a narrativa se desenvolve. O ser humano, um catador de lixo que tenta sobreviver à miséria que assola sua família, vê sua rotina mudar com a queda de um ser alado em seu quintal. O espanto inicial dá lugar à necessidade de identificar o estranho ser, gerando um permanente questionamento quanto à definição do ser alado. Seria um anjo? Um frango? Um delírio provocado pela fome? É nessa teia que o espectador é convidado a se equilibrar, enquanto os dois seres se digladiam em um intenso confronto dialético. O exílio forçoso de um, e a miséria do outro, pontuam a trama, que apresenta um cenário pós-apocalíptico permeado de desesperança. Um ser alado e um ser humano, no abismo de suas percepções, preconceitos, medos e dúvidas.

Com dramaturgia e encenação de Marcelo Flecha, o espetáculo tem Cláudio Marconcine no papel do Ser Humano e Jorge Choairy no papel do Ser Alado. A encenação utiliza na sua montagem a metodologia desenvolvida pela companhia durante a última década, sistematizada no instrumento denominado Quadro de Antagônicos. É o treinamento, através desse instrumento, que indica os caminhos da dramaturgia e encenação, partindo da oposição física como fundamento para o desenvolvimento do repertório gestual do ator e a construção final das personagens. “Nós compreendemos o teatro como a arte do ator. Assim, a encenação aqui proposta desenvolve seu trabalho tendo o ator como centro gerador de linguagem”, diz o diretor Marcelo Flecha.

Classificação indicativa: Livre.

Recomendação: 12 anos.

A oficina

Ainda na mesma programação, nos dias 2, 3 e 4, das 18 às 22h, será ministrada pelo encenador da companhia Marcelo Flecha a Oficina para atores e estudantes de teatro “O quadro de antagônicos como instrumento de treinamento para o ator” O Quadro de Antagônicos é um instrumento de treinamento criado pela Pequena Companhia de Teatro para a construção de dramaturgia a partir do ator. A pesquisa desse instrumento vem se desenvolvendo durante os últimos quinze anos e foi aplicada em todos os espetáculos produzidos pela Pequena Companhia de Teatro. As inscrições para a oficina podem ser realizadas até 2 de abril pelo link https://goo.gl/Nbztyr.

Essas atividades fazem parte do projeto "Velhos caem do céu como canivetes", financiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura; com produção da Pequena Companhia de Teatro; parceria da ACCONT - Assessoria e Consultoria Contábil e Latam Cargo - Transportadora aérea oficial de carga; patrocínio da Petrobras; realização do Ministério da Cultura e Governo Federal.

SERVIÇO

ESPETÁCULO
O quê: Espetáculo “Velhos caem do céu como canivetes”
Quando: Dias 05, 06 e 07 de abril (quinta, sexta e sábado) às 19h30
Onde: Espaço Cultural TEAF - Perimetral Rogério Silva, 3747 - Setor Industrial
Quanto: Entrada franca - retirada dos ingressos uma hora antes na bilheteria do teatro

OFICINA
O quê: Oficina “O quadro de antagônicos como instrumento de treinamento para o ator”
Quando: Dias 02, 03 e 04 de abril (segunda, terça e quarta) – das 18h às 22h
Onde: Espaço Cultural TEAF - Perimetral Rogério Silva, 3747 - Setor Industrial
Vagas: 20 atores e alunos de teatro. Inscrições pelo link https://goo.gl/Nbztyr
Quanto: Formação gratuita


Newsletter - Cadastre-se para receber as novidades da Teatro Experimental em seu email

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo