ALTA FLORESTA RECEBE ESPETÁCULOS TEATRAIS DE SÃO PAULO E DA BAHIA


Nos dias 20 e 21 de março de 2025, a população de Alta Floresta poderá prestigiar duas apresentações teatrais nacionais. Estamos falando do Espetáculo “SEBASTIÃO”, com Fábio Vidal (Bahia), apresentado no dia 20.03, às 19h30 e “CÁRCERE”, com Vinícius Piedade (São Paulo), realizado em 21.03, também às 19h30. Ambas as apresentações acontecem no Espaço Cultural TEAF e os ingressos são distribuídos gratuitamente uma hora antes do início, devido a limitação de público no Espaço.

Quanto aos espetáculos, “SEBASTIÃO” tem classificação indicativa de 14 anos, enquanto CÁRCERE tem classificação indicativa de 12 anos. As apresentações são parte do ‘Solos em Todos os Solos – Circuito Mato Grosso’, fomentado pela BOLSA FUNARTE DE TEATRO MYRIAM MUNIZ 2023, com ampla programação realizada no Espaço Cultural TEAF. Além das apresentações teatrais, estão sendo realizadas oficinas artísticas, também de forma gratuita.

Júnior Cecon, produtor do Projeto, destaca ainda que “ambos os espetáculos contarão com a interpretação em Libras, garantindo assim, a ampliação do acesso à toda a população da cidade”. O produtor ainda pontua que é uma grande alegria poder desenvolver a ação em Alta Floresta, “trazendo espetáculos reconhecidos nacionalmente e também as oficinas artísticas, que possibilitam a formação e aprimoramento de artistas e interessados”, conclui.

Além das apresentações nos dias 20 e 21 de março, no dia 22, às 8h da manhã, acontece a Oficina ‘TEATRO FÍSICO’ com Fábio Vidal, com duração de 4h (Espaço Cultural TEAF); e o Intercâmbio com grupo TEAF no período da tarde, com foco na partilha da prática e do fazer teatral.

 

 SINOPSES DOS ESPETÁCULOS:

– SEBASTIÃO: Um Nordestino, chamado Sebastião, vê-se envolvido em uma trama de perseguição depois que participa do saque de um avião que caiu com R$ 5,6 milhões. Devoto do Padre Cícero, viciado em jogos e totalmente endividado, ele, por obra do acaso, recebe um tesouro “dos céus” que acaba sendo o motivo de sua tragédia. Um presente que vira uma maldição. Esta encenação constitui-se de uma teatralização de dados e fatos verídicos, que aconteceram quando uma aeronave se espatifou nas terras de Maracangalha (na Bahia/Brasil), em 2007, e, ao invés de felicidade, trouxe desespero e terror para os moradores locais. Sebastião trata sobre a natureza humana estabelecendo reflexões sobre o poder, o dinheiro, os direitos humanos e a ética.

– CÁRCERE: Trata-se de uma semana na vida de um pianista que, estando encarcerado, privado da liberdade e do seu piano, será refém numa rebelião iminente. Ele vive num ritmo de contagem regressiva e as suas expectativas, impressões, lembranças, reflexões e sensações são expressas num diário que ele inicia numa segunda-feira e termina quando estoura a rebelião, num domingo.