História

História

No ano de 2010, a Prefeitura Municipal de Alta Floresta, autorizada pela Câmara Municipal de Vereadores, doou um terreno para ser construída a sede do Teatro Experimental de Alta Floresta, na Av. Perimetral Rogério Silva, 3747. Um ano depois a obra é iniciada e graças a colaboração de muitas pessoas de Alta Floresta e outras cidades, parcerias com instituições públicas e privadas e a dedicação dos membros do TEAF, inclusive doando cachês, as obras foram iniciadas. Contudo, antes da conclusão da primeira etapa da obra, circunscrita à parte administrativa, tem início um novo Governo Municipal e a então Secretária Municipal de Cultura e Juventude, por completa incapacidade, falta de sensibilidade e desrespeito, expulsa o TEAF do Centro Cultural e de Eventos, fato que o obriga a antecipar sua ida para a sede ainda em obras e, desde então, o TEAF tem buscado ampliar e adequar as dependências do Espaço Cultural TEAF, novo equipamento de cultura na cidade que, além de abrigar as atividades do Grupo, acaba por suprir demandas de artistas e grupos locais que repentinamente ficaram sem um eficaz funcionamento do Centro Cultural e de Eventos (por falta de programação e de equipamentos).

Portanto, desde 2013 o Espaço Cultural TEAF vem gradativamente se consolidando física e organizacionalmente como um equipamento cultural a serviço da comunidade e do setor cultural do Estado de Mato Grosso, com a realização e recebimento de eventos como Festival de Teatro da Amazônia Mato-grossense, temporadas de grupos externos, seminários e atividades de diferentes áreas e linguagens artísticas.

Atualmente o espaço possui as seguintes dependências: Sala administrativo/camarim; Biblioteca com acervo de aproximadamente 2 mil exemplares; Sala de comandos elétricos; Área Técnica; Sala de arquivo; Banheiros; Área de convivência; Sala de Espetáculos (espaço alternativo/multiconfiguracional) com 96m², dotada de arquibancadas para 80 pessoas; e Quintal com área de 201m², onde ocorrem atividades e espetáculos ao ar livre.

Em 2023, por meio de apoio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer do Estado de Mato Grosso, as obras de adequação física do Espaço Cultural TEAF foram concluídas, trazendo mais conforto aos frequentadores e consumidores de arte na cidade de Alta Floresta.