Entre os dias 03 e 12 de abril de 2025, o Teatro Experimental de Alta Floresta realiza o Projeto “Circulação – Criando Asas”, contemplado através do Prêmio Bolsa Funarte de Teatro Myriam Muniz – Funarte Rede das Artes 2023 – Programa de Difusão Nacional. As atividades de circulação acontecem em Belo Horizonte/MG e incluem diversas atividades como apresentações de espetáculos, seminário e intercâmbio.
Angélica Müller, presidente do TEAF, explica que o projeto é resultado de uma articulação com grupos e artistas de Belo Horizonte, e, além da curta temporada de “Criando Asas” e apresentação do Grupo Insensata Cia de Teatro, tem a preocupação dialogar sobre o fazer teatral e as inquietações atuais. Nesse sentido, a presidente explica que a parceria se deu junto ao grupo Insensata Cia de Teatro e com a atriz e professora, Heloísa Marina, da UFMG.
Considerando esse cenário, Ronaldo Adriano, coordenador do Seminário, explica que o objetivo central é “discutir a manutenção de trabalhos artísticos em Grupos Teatrais Independentes, um tema caro a qualquer coletivo que se propõe a seguir uma trajetória de [re]existência nos parâmetros do Teatro de Grupo”. Ronaldo ainda destaca a importância de que essa discussão ocorra no espaço acadêmico e conclui falando sobre a expectativa para o “estabelecimento de novas estratégias de continuidade de nossa caminhada enquanto grupo radicado na Amazônia mato-grossense”.
Para dialogar sobre a temática do Seminário, junto a equipe do Teatro Experimental de Alta Floresta, compõem a mesa Cristiano Araújo e Tina Dias (Grupo Armatrux), Chico Pelúcio (Galpão Cine Horto) e Keu Freire (Insensata Cia de Teatro), com mediação da atriz e professora Heloisa Marina (UFMG).
Enquanto o Seminário busca atingir a comunidade acadêmica em geral e o público que tenha interesse na temática, acontece durante a Circulação, o Intercâmbio entre o Teatro Experimental de Alta Floresta (TEAF) e a Insensata Cia de Teatro (BH), com foco na troca de experiências e vivências teatrais de ambos os grupos, com objetivo de fortalecer a atuação e aprimorar técnicas e práticas do teatro de grupo.
A partir dessas articulações, a programação em Belo Horizonte/MG segue da seguinte forma:
Os ingressos custam R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia). Assim, seguem os canais de acesso de cada parceiro da ação: Palácio das Artes: clique aqui / ZAP 18: clique aqui / Galpão Cine Horto: clique aqui.
O PROJETO “CIRCULAÇÃO – CRIANDO ASAS” FOI FOMENTADO PELA BOLSA FUNARTE DE TEATRO MYRIAM MUNIZ 2023’.
Mequiel Zacarias Ferreira – ASCOM TEAF