
Nos dias 8, 9 e 10 de dezembro foi realizada a TEIA – Encontro Estadual de Pontos de Cultura de Mato Grosso e o 5° Fórum dos Pontos de Cultura, no Sesc Pantanal, em Poconé. A Teia Estadual é um evento com foco formativo, destinado a fortalecer a Rede de Pontos de Cultura em Mato Grosso, promover debates sobre políticas públicas e incentivar a articulação de redes colaborativas entre as instituições participantes. Também objetivou definir as principais demandas do Estado para serem apresentadas na Teia Nacional, que acontecerá entre os dias 24 e 29 de março de 2026, no Espírito Santo.
O 5º Fórum Estadual de Pontos de Cultura, realizado em 09 de dezembro, foi conduzido exclusivamente pelos representantes dos Pontos de Cultura que integram a comissão geral da Teia, reunindo mais de 60 participantes da sociedade civil. Na ocasião, foram eleitos Ronaldo Adriano (Ponto de Cultura Espaço Cultural TEAF) como titular e Milton Buss Leitzke (Ponto de Cultura Casa da Cultura) como suplente, ambos de Alta Floresta, para representar o Território Teles Pires na Comissão Estadual dos Pontos de Cultura. Também foi eleita Cinthia Mattos, do Ponto de Cultura Elevar, de Cuiabá, como representante de Mato Grosso na Comissão Nacional dos Pontos de Cultura.
A atividade contou com a mesa de abertura, composta por Carol Freitas (Ministério da Cultura), Hélio Martins (CNPdC – Comissão Nacional dos Pontos de Cultura, representante de Goiás), Walter Cedro (Comissão Nacional dos Ponto de Cultura, representante do Distrito Federal) e Lígia Viana (Escritório Regional do MinC – MT), e, posteriormente os representantes dos Pontos se subdividiram em três grupos para debater e formular propostas nos seguintes eixos: Plano Nacional Cultura Viva para os próximos 10 anos; Governança da Política Nacional de Cultura Viva; e Cultura Viva, Trabalho e Sustentabilidade da Criação Artística. Também foram formuladas propostas sobre o tema Pontos de Cultura pela Justiça Climática. Em plenária, a Rede dos Pontos de Cultura elegeu as propostas que serão juntadas às das outras Teias e Fóruns realizados pelos outros estados para a 6ª Teia Nacional dos Pontos de Cultura e V Fórum Nacional do Pontos de Cultura que acontece em 2026.
Ronaldo Adriano, destaca que “a retomada da realização das Teias é algo extremamente importante para o fortalecimento da Política Nacional Cultura Viva e dos milhares de Pontos de Cultura que produzem e asseguram direitos à cultura e arte nos mais diversos territórios brasileiros. A realização de nossa Teia em Mato Grosso e a presença efetiva de Alta Floresta, com dois dos quatro pontos existentes em nossa cidade reforça, mais uma vez a importância de nosso setor cultural para além das fronteiras do município”, concluiu.
Durante o Fórum foram também eleitos os delegados e delegadas para a Teia Nacional e o Fórum Nacional que ocorrerá em 2026, sendo eleitos Ronaldo Adriano (titular) e Milton Buss Leitzke (suplente). A Rede dos Pontos de Cultura do Mato Grosso estará presente com um total de 30 delegados e delegadas. Além disso, uma Carta do V Fórum dos Pontos de Cultura do Mato Grosso, como proposições, reflexões e demandas dirigidas aos Municípios de Estado do Mato Grosso começou a ser elaborada no evento e terá sua conclusão de forma colaborativa nos próximos dias, com a divulgação do documento para o público geral e autoridades.
![]()
Ronaldo Adriano / Mequiel Zacarias Ferreira – ASCOM/TEAF